Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vacinas! A famosa Bexsero.

por M., em 28.07.15

Hoje foi dia de vacinas, a famosa Bexsero para a Meningite B. A repetir em Setembro. É um bocado cara, vai ficar para os dois em 400€. E depois nasce a irmã, que acho que leva 3 doses e são mais 300€. Enfim! Carissímo. Mais um esforço para os pais. Mas eu acho que vale a pena.

Não sei qual a incidência da doença, ou de outras para as quais são vacinados, mas se o pediatra manda dar eu dou.  Tenho de confiar nele. E nunca me perdoaria se eles apanhassem alguma doença para a qual eu pudesse ter dado uma vacina.

 

Existem imensas opiniões, quem diga que é uma meningite muito rara, que nunca vão apanhar, ou que é jogada das farmaceuticas, ou que a vacina não está muito estudada, etc. Eu acho que mesmo sendo rara, basta haver 1 caso para poder ser o nosso filho! Jogada das farmaceuticas é sempre, elas investem milhões em investigação e vão querer o retorno, sempre! E sobre não estar muito estudada, tem de estar o suficiente para poder ser lançada e não acredito que o pediatra me dissesse para dar se assim não fosse.


Eu dei e tomei a vacina da Gripe A, ouvi de tudo, até que era irresponsável,  que a vacina nos ia fazer mal! Mas o Tomás tinha 7 meses quando foi o pico do surto da gripe em Portugal, tinha bronquiolites sucessivas, com dificuldade respiratória dias e dias enfiada na CUF com ele, e o pediatra disse que naquele cenário eu devia dar porque ia ser um problema se ele apanhasse estando debilitado. E tomei eu e os pequenos! O meu marido e o meu pai  tiveram gripe A, á séria, e ficaram de rastos, semanas a recuperar. Sei que fiz bem!

 

Mas lá está, a decisão é sempre dos pais. Sem julgamento.

 

Também dei ao Rodrigo e ao Tomás a Prevenar quando ela não era do plano! A irmã já vai beneficiar de ter sido incluida no plano nacional de saude. Infelizmente nem todas fazem parte do plano, mas quem sabe daqui a algum tempo. Vamos acreditar que sim.

 

Só a palavra meningite me deixa arrepiada. Mas eu sou uma mãe galinha do pior!

 

Os miúdos portaram-se bastante bem. O Tomás ainda stressou um bocado, mas já estão uns crescidos.

 

vacina4.jpg

M.

publicado às 11:23


33 comentários

Imagem de perfil

De Catarina a 28.07.2015 às 12:31

Sim, dizem que é uma meningite muito rara mas a verdade é que em Fevereiro o menino da minha prima apanhou. Tinha na altura 5 anos e esteve muito mal, mesmo muito mal. Desenvolveu uma septicemia muito grave. Num dos dias em que lhe liguei, para saber dele, ela estava em pranto, não sabiam se sobreviveria essa noite. Felizmente o meu priminho sobreviveu.
Eu já tinha dado a primeira toma aos gémeos e fiquei extremamente aliviada de o ter feito.
Ainda não dei aos mais velhos porque monetariamente ainda não houve disponibilidade. Foram 6 doses de prevenar e 4 doses de bexcero . Agora fizeram um ano e temos que dar mais 2 prevenar e duas bexcero ...
Assim que terminar as dos pequenos, vou tratar dos mais velhos porque sempre ouvi dizer que mais vale prevenir que remediar.
Imagem de perfil

De M. a 28.07.2015 às 12:36

Sem duvida Catarina, custa, mas depois é como se fosse um seguro.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Teodoro a 04.08.2015 às 10:30

Permita-me concordar com tudo o que escreveu e dár-lhe os parabéns pelo post, no entanto é sobre estes assuntos que gosto sempre de lembrar o seguinte (vou só desviar um bocadinho o assunto), porque é que as pessoas mais pobres (leia-se sem recursos para comprar a vacina), podem ter estas doenças todas? a razão económica (muito valorizada neste governo) é mais importante que a vida? ou depende de quem é a vida?
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 10:49

Olá, obrigada pelo seu comentário.

Eu acho que todas as vacinas que podem fazer a diferença deveriam ser integradas no plano nacional de saúde. Esta então era de imediato!
É muito injusto só algumas poderem ter acesso. Ou então, no limite criavam escalões, e de acordo com o rendimento dos pais o valor era definido, sendo que quem não pudesse mesmo pagar, teria acesso gratuito. É uma ideia, não sei se aplicável. Mas podia alargar a muitas mais crianças.
Sem imagem de perfil

De Alexandra Teixeira a 04.08.2015 às 10:34

Bom dia,

Não sou muito de vir a blogs comentar, mas este chamou-me á atenção.
Fez muito bem em dar a nova vacina da Meningite B aos seus filhos. É carissima, temos de fazer um esforço, mas eu jamais poria a hipótese de não dar pondo em risco a vida dos meus filhos.
E é mesmo colocar a vida deles em risco...porque segundo a pediatra dos meus filhos, esta estirpe é muito rara em Portugal, mas acontece...
E não é que aconteceu na escola do meu filho em Maio????Uma menina apanhou, esteve em coma até há pouco tempo, os médicos disseram que foi um milagre ela salvar-se...Sequelas??? Não sei muito bem, mas na escola disseram que ficou sem uma perna e sem os dedos das mãos porque com esta meningite apanhou uma bactéria que lhe fez isso. A nível cerebral não sei se está bem ou não.
No dia que a escola chamou os pais para dar a notícia desta menina, "caiu-me" tudo porque é uma das doenças que eu mais medo tenho. esteve lá o Delegado de Saúde que deu um antibiótico de profilaxia a todos os meninos e graças a Deus não aconteceu nada aos meus filhos.
As pessoas têm razão quando falam que tudo isto é um negócio das farmacêuticas. Até já descobriram vacinas para curar muitas doenças (como a SIda, etc), mas esta indústria não deixa sair cá para fora porque não lhes convém. E estamos á mercê deles.
Mas pior é as vacinas existirem e não as darmos porque, mal por mal, as doenças ainda conseguem ser piores que o maldito poder económico.
E está-se a ver em muitos países da Europa a nova moda de não vacinar os filhos...estão a voltar doenças que já não eram problema, como o sarampo.
Por muito vigarice que haja neste mundo, deve-se sempre proteger os nossos filhos. Como diz a pediatra: é melhor apanhar a vacina e haver uma pequena reação que apanhar a doença.
Um abraço
Alexandra
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 10:58

Alexandra, obrigada pelo seu comentário.

Eu penso da mesma forma, e a meningite é algo que me assusta mesmo. Também não percebo esta moda agora de não vacinar. Acho que a médio/longo prazo vai dar muito mau resultado, com surtos de doenças que já estavam irradiadas e se calhar voltam mais resistentes.

Devem ter apanhado um susto enorme na escola, coitada da menina e da família. Ainda bem que detectaram antes de se propagar.
Tudo de bom
Magda
Sem imagem de perfil

De Alexandra Teixeira a 04.08.2015 às 12:11

Um beijinho e tudo de bom para si e sua familia.
Vou seguir o seu blog
Imagem de perfil

De R. a 04.08.2015 às 11:12

Confere... é cara... mas confere... vale a pena dar. Mas isto sou eu que "trabalho" com a vacina em questão (mais ou menos porque ela está agora a mudar de uma empresa para a outra). Também mal de mim se dissesse que não valia a pena... Era sinal de que estava a trabalhar numa empresa na qual não acreditava.

Beijinho <33
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 11:46

Olá R. Obrigada pelo comentário.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2015 às 11:41

Bom dia, parece mal ser a única pessoa que não concorda.
Com efeito pelo que li alem de esta estirpe ser extremamente rara, a própria vacina quando foi desenvolvida trouxe complicações muito graves sendo abandonada (não sem antes causar problemas maiores que os que veio resolver).
Também eu penso ser um pai responsável, decidi em conjunto na altura da gripe A em que a minha esposa estava gravida não arriscar a dar. Foi a melhor coisa que podia ter feito. Com efeito a suposta epidemia nunca aconteceu (muitas vacinas pagas foram para o lixo, quem sera responsável pelo alarmismo?).
Tenho muitas pessoas que tomaram e deram aos filhos e se arrependeram pois tiveram problemas por causa da vacina.

Sou da opinião que as vacinas mais comuns deverão ser dadas, mas as novidades terão de ser pesadas com conta e medida não so pelo aspecto monetário, como também pela falta de segurança que algo novo nos traz.
Com efeito fruto de muito lobby o tabaco foi durante anos considerado seguro.
Assusta-me o que alguém com muito dinheiro pode fazer. E as farmacêuticas tem muito dinheiro, fruto de uma politica de preços um pouco estranha no mínimo.
Sei que teem que pagar o desenvolvimento, custa a perceber e que nas minhas contas 100X 50.000 sera menor que 10X5.000000......

Por essas politicas e outras não consigo confiar nas farmacêuticas.

Eu por mim com metade das vacinas que os meus filhos tomaram nunca adoeci, por isso pondero sempre muito as novidades.
Enquanto não vir estudos clínicos de confiança e imparciais irei sempre duvidar de novidades....
Dar o melhor aos filhos por vezes passa por não os transformar em cobaias....
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 11:54

Olá, conheço algumas opiniões semelhantes à sua. E percebo o seu ponto de vista.
Eu confio no pediatra dos meus filhos, e neste caso também coloquei essa mesma pergunta. Sendo nova é segura? E a resposta é que sim, não se lançam vacinas sem terem sido devidamente testadas.

Eu também tomei a vacina da Gripe A e muita gente disse que eu fazia mal.
Tomei também a vacina para a Febre Amarela, que já é tão antiga e fiquei super mal com a reacção.

Enfim, será uma decisão da consciência e do bolso de cada pai/mãe.

Tudo de bom!

Sem imagem de perfil

De Bruno Pinto a 04.08.2015 às 19:03

Boa tarde

Permitam-me fazer apenas um comentário.
A vacina é recente mas demorou 15 anos até entrar no mercado. Será muito ou pouco tempo tendo em conta as alterações de estirpes? Não sei...
A minha filha vai levar 4 doses (já só falta 1) e não fez (até agora) qualquer reação.

Espero que entre no PNV mas que não cometam o mesmo erro da Prevenar... Os felizes (por terem tido filhos) infelizes (por terem nascido do dia 31/12/2014 para trás) têm que pagar 65€*3 ou 4 doses, dependendo do pediatra...

MCumprimentos e parabéns pelo Post
Imagem de perfil

De M. a 05.08.2015 às 11:10

Olá
Eu li um texto muito interessante feito por um pediatra, que tem um blog chamado " e os filhos dos outros" em que ele dá a sua opinião enquanto médico e pai sobre dar a vacina. Recomendo para quem queira saber um pouco mais.

Eu paguei também a Prevenar para os meus dois filhos mais velhos, a minha bebé que vai nascer vai beneficiar por já ter entrado no PNS.

Preocupa-me agora são estas noticias de ter esgotado a BCG.

Obrigada pelo seu comentário.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2015 às 15:30

Concordo.
Sem imagem de perfil

De Paula a 04.08.2015 às 12:02

Bom dia,

Concordo plenamente com o seu post. O pediatra dos meus filhos aconselhou-me a dar a bexsero aos meus filhos em julho do ano passado (a vacina tinha sido posta no mercado há dias). Nem olhei para trás. Se ele mandou dar, eu dou e nem questiono. Confio plenamente no pediatra. Tenho um medo de morte da meningite. A minha mãe perdeu um irmão em criança vítima desta doença. Temos que proteger as nossas crianças, e uma das maneiras de as proteger, é vacinando.
Relativamente à indústria farmacêutica e às opiniões em como esta vacina não está muito estudada e que não se conhecem as contra-indicações da mesma, sinceramente são tretas. A Agência Europeia do Medicamento e o Infarmed não autorizavam a sua comercialização se a vacina não tivesse sido testada convenientemente.
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 12:10

Olá Paula,
Concordo consigo. Temos de confiar nas indicações dos pediatras.

Por exemplo também existe a vacina para a varicela, e o meu pediatra disse para não dar e para esperar que eles apanhassem a doença e juntá-los inclusive a crianças que tivessem.

Por isso (e por outros motivos) confio nele, não é dar por dar!
Sem imagem de perfil

De Paula a 04.08.2015 às 13:46

Exacto. Aconteceu o mesmo comigo. E no caso da varicela, até é conveniente que a apanhem em crianças. O pediatra dos meus filhos falou-me na vacina, disse que a decisão era nossa, mas não aconselhava a dar. Se ele apanhasse (na altura era só o João) a varicela, muito bem. Ficava imunizado.É uma doença de crianças.
O caso muda de figura quando estamos perante vacinas que previnem doenças gravíssimas. Neste caso, não há que pensar. É vacinar!
Sem imagem de perfil

De nuno a 04.08.2015 às 12:25

Bom dia, não comento blogs mas como pai apenas quero deixar o meu ponto de vista.
Antes de mais conheço bem os meandros médicos e dos laboratórios e sei que também os médicos ganham com as vendas por isso apenas vou transcrever do site da Deco isto :

«A Direção-Geral da Saúde ainda está a avaliar se a vacina se adequa à bactéria que circula em Portugal, por isso, a taxa de eficácia no nosso país não é conhecida.l... de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.»

Agora cada pai faz o que acha melhor para os seus filhos.
Eu não vou dar aos meus filhos.
Obrigado e cumps
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 14:26

Olá,
Eu também li esse comunicado. Foi uma das razões que me levou a perguntar ao pediatra sobre se era mesmo para dar. E como ele disse que sim, decidi dar.

É uma decisão dos pais.
Obrigada :)
Sem imagem de perfil

De Ryssie a 04.08.2015 às 14:30

A Direcção Geral de Saúde está a avaliar... isso pode traduzir-se em a Direcção Geral de Saúde não tem dinheiro para isso. A Prevenar, a Vacina do cancro do colo do útero também foram "avaliadas" durante muitos anos, mas por questões económicas, antes de entrarem no plano de vacinação. É uma questão de custo-benefício. Como a doença é "rara" o estado vai "avaliar" se compensa pagar pela vacina.
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 14:40

Pois...
A vacina para o HPV, que é gratuita só para as raparigas, também vou dar aos meus filhos quando chegar a altura! E provavelmente vou ter de a pagar também.

Por acaso é curioso, não é? o HPV é uma das infeções de transmissão sexual mais frequente em todo o mundo, e infecta homens e mulheres. A vacina devia ser para todos.





Sem imagem de perfil

De Ryssie a 04.08.2015 às 15:45

Questão de capital. Os homens são portadores e têm menos risco de contrair um cancro relacionado com o vírus... mas também acontece. Numa formação que assisti por causa do PIPCO, o Médico principal do painel disse a uma audiência de mais de 600 m. dentistas: Quando chegar a idade, em vez de oferecerem uma playstation aos vossos filhos, ofereçam a vacina do HPV. Se não servir para mais nada ao menos nunca terão verrugas no rabo (a palavra era outra, mas pronto...)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2015 às 15:14

Ryssie...é isso mesmo, ainda para mais com este ministro e no estado em que as coisas estão, querem-nos convençer que são os estudos em falta, o tanas é que é.
Sem imagem de perfil

De Carla a 04.08.2015 às 12:56

A minha filha de 4 anos leva duas doses.
A bebé 5 meses vai levar quatro doses e não três.
Para a semana lá vão levar a segunda.
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 14:28

Olá Carla.

Eu vou ter uma bebé em Outubro. Ui, ui, pelo visto também leva mais doses.
Foi o seu médico que mandou dar aos 5 meses?
Obrigada
Sem imagem de perfil

De Carla a 04.08.2015 às 15:41

Sim, aos 3, 5, 7, e aos 13 meses.
Coitaditas, ainda por cima esta vacina é um pouco dolorosa e elas levaram a outra à quase dois meses e ainda têm um caroço pequeno.
Sem imagem de perfil

De Ryssie a 04.08.2015 às 14:13

Gostei muito do seu post . Por acaso estava a falar sobre este tema há uns dias e percebi que há muita desinformação no que diz respeito às vacinas fora do plano de vacinação. A Bexero só é recente em Portugal. Julgo já ter mais de 20 anos em Inglaterra (não confirmei, foi-me dito pela pediatra). Parece-me que se a vacina estivesse no plano de vacinação a questão de dar ou não nem se colocava para a grande maioria das pessoas, o que me leva a pensar que na verdade, o dar ou não pode ser apenas uma questão económica e o resto apenas uma desculpa para acalmar a consciência. Houve um médico que disse a uma conhecida minha que lhe perguntou sobre a vacina: - Você joga no Euromilhões? É que esta doença é quase como o Euromilhões, é muito raro sair. Mas a pergunta aqui é se aceita o peso da culpa se esse "euromilhões" cair em sua casa.
Para quem verdadeiramente não tem capacidade económica é um dilema que eu não quereria enfrentar... mesmo assim, tenho visto muita gente carenciada a fazer um esforço enorme para conseguir dar as vacinas fora do plano. Acho que é de louvar. Eu preferi os "riscos" da vacinação e o apertar de contas (tenho 2 miúdos e ambos foram vacinados); do que o risco da taluda me cair em casa. Para mal, já basta o que não se pode prevenir.
Imagem de perfil

De M. a 04.08.2015 às 14:33

Olá Ryssie,

Eu também penso assim, obrigada pelo seu comentário.
Sem imagem de perfil

De Catarinq a 05.08.2015 às 02:28

Ainda bem que veio falar neste assunto.... Se há coisa que me irrita são os pais não quererem vacinar os filhos por acharem que é tudo negócio das farmacêuticas. E se for? Vou ficar com o peso e a culpa se o me filho apanhar alguma destas doenças e daí resultar sabe-se lá o quê...
O meu filho tb tomou as 2 doses o ano passado. O pediatra dele - que eu confio a 100% só me disse assim: é rara, mas a quem sai a fava não é bonito de se ver...
Vacinei de imediato.... Com a consciência pesada não fico nem ficarei nunca...

Cmpts.
Imagem de perfil

De M. a 05.08.2015 às 11:04

Olá Catarina
É uma doença muito grave e com consequências muito más. Eu também acho que nestes temas mais vale não arriscar.

Bjns
Sem imagem de perfil

De nuno a 05.08.2015 às 14:20

«se há coisa que me irrita são os pais não quererem vacinar os filhos por acharem que é tudo negócio das farmacêuticas.»

eu não critico quêm dá ou quêm não dá . cada pai sabe o melhor para os seus.
segundo informações que obtive decidi não dar.
também existe ébola(mesmo aqui ao lado em Espanha),dengue(ilhas) e muitas outras doenças no mundo e não em portugal.
vai dar vacinas para todas elas ????
digo mais se a estirpe não existe em Portugal o efeito é placebo.
se pode existir em Portugal ? Pode, mas também pode-se ter um acidente de carro ao virar da esquina e por isso vai andar de tanque blindado????
aliás aqui no blogue :
« Houve um médico que disse a uma conhecida minha que lhe perguntou sobre a vacina: - Você joga no Euromilhões? É que esta doença é quase como o Euromilhões»

também perguntei a médicos (trabalho num centro de saúde) e todos dizem que os pais tem de decidir mas depois perguntei se deram aos filhos e quase nenhum deu...
a vacina existe em Inglaterra mas cada pais é um caso e cada região do planeta também por isso existem doenças que cá não existem.

por fim aceite as opiniões dos outros porque todos os pais querem o melhor para os seus filhos.
cumps a todos
Sem imagem de perfil

De Ryssie a 05.08.2015 às 14:43

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/parlamento-recomenda-alargamento-do-programa-nacional-de-vacinacao-1704160

Notícia de hoje.

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

Lovely all around